Seja bem vindo

Seja bem vindo!..

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Customização de All Star… vamos por partes… 03/05/2008

Filed under: artesanato,Customização,Estilo,moda — renatabatata @ 8:17 pm
Tags: , , , , ,

Já escrevi sobre customização de All Star. Agora, vou tentar explicar como se faz. Muita gente tenta fazer alguma coisa e não dá certo, não se sabe por quê. Mas é porque o material ou o jeito de fazer está errado.

Vamos começar com o material básico: linha e agulha. A linha tem que ser grossa, firme (uma linha de pesponto é boa, ou uma linha dupla de algodão bem forte) e a agulha também deve ser capaz de atravessar a lona sem quebrar. Uma agulha número seis ou sete é uma boa opção, porque ainda passa pelo buraco do paetê e é grossa o suficiente para não quebrar ao romper a lona. Não esqueça o dedal, senão vai ficar com os dedos cheios de furinhos.

Material básico em mãos, vamos aos modelos:

All Star com Ilhoses

Para esse você nem vai precisar do material básico, mas de um bom sapateiro. Esses furinhos se chamam ilhoses e tem ilhoses de vários tamanhos. Quanto mais você colocar, mais barato vai ficar, porque é cobrada a unidade colocada e o preço no “atacado” cai. Vá até o sapateiro e peça para ver os modelos de ilhoses que ele tem. Escolha ilhoses de vários tamanhos, cores e materiais: existem ilhoses de metal (como na foto) e de plástico colorido. Leve uma caneta e marque no tênis o lugar onde vão ser feitos os buracos. Um pé não precisa ficar exatamente igual ao outro e isso que é legal.

All Star CaveiraAll Star Pinup

Para esses dois você vai precisar de adesivos para tecido prontos ou silk-screen. É muito fácil aplicar: basta encontrar o adesivo que você quer e passar a ferro que ele cola. Em lojas de armarinhos há muitas opções. Para passar a ferro, coloque dentro do tênis aquela parte da tábua de passar para passar camisas e cuidado para não encostar na sola de borracha, que pode derreter ou desbotar.

All Star TemáticoAll Star tatuado

Estes seguem os mesmos princípios dos anteriores, com a diferença que não será apenas um único adesivo, mas vários, como uma pele tatuada. O segredo para ficar legal é que tem que haver uma unidade temática: se você gosta de rock e caveiras, compre vários adesivos de tamanhos e cores diferentes, sem sair do tema. Outra dica é escolher no máximo três cores e aplicar adesivos de temática diferente, mas com a mesma cartela. Para um look mais sóbrio, fique com a primeira opção, apenas duas cores contrastantes: preto e branco, preto e vermelho, vermelho e branco etc. Se quiser variar a cor do cadarço também fica legal.

All Star Flor de LisAll Star Estrela

Para esses você vai precisar de cola para tecido (a marca Maryander tem uma ótima). Em lojas de armarinhos tem aplicações para tecido que não são auto-colantes, cujo efeito parece um bordado. Fica bem bonito e parece um serviço profissional. Para isso, limpe bem a superfície, estique o tecido e coloque bastante cola, mas não o suficiente para vazar para fora do desenho. Segure um pouquinho, até perceber que o motivo está colado e deixe em repouso por pelo menos 72 horas. Essa cola da Maryander que eu falei é tão boa que agüenta água e muitas cacetadas. Se soltar alguma pontinha, pode colar de novo. Esse é um estilo mais limpo e elegante, mas você também pode encher um All Star branco de Hello Kittys cor-de-rosa e colocar um cadarço colorido que vai ficar lindo!

All Star SolaAll Star textoAll Star CobraAll Star True Love

Para esses você precisa ter habilidade com desenho. Isso porque eles são pintados diretamente no tênis com tinta para tecido. Já existem algumas tintas em tubinhos que são muito mais fáceis de usar, mas é para quem tem mão para fazer desenho livre. Se você tem um amigo tatuador, agora é a hora de implorar, ou para ele fazer a mão ou para ele pelo menos te dar um decalque do desenho que você quer, para você passar para o tecido e usar como molde. O desenho na sola sai com o tempo mas é uma surpresa interessantíssima. O tênis todo escrito é muito fácil de fazer com as tintas em bisnaga ou tubinho e dá um efeito super bonito: já tem tinta assim com glitter, furtacor, enfim, muitas opções. A cobra é com o amigo tatuador, ou para quem intimidade com as cores e pincéis. O último é um bom presente para dar para o namorado mas eu não gosto dos desenhos de rosto: se não for muuuuuito bem feito, fica bem tosco! É melhor apenas fazer uma declaração de amor. Ah, só uma coisa: canetinha não funciona e o efeito fica feio.

All Star Joaninha

Deixei por último o meu preferido. Ele mistura muitas das técnicas usadas aí em cima (pintura, desenho a mão e colagem de apliques) e o efeito é lindo. A joaninha é pintada, as flores são apliques e a linha preta que faz o caminho dela pode ser bordada ou pintada. Use a criatividade!

Para acabar, lembra a agulha e a linha de pesponto? Use para bordar lantejoulas e paetês. É barato e o efeito é lindo. Ponha a linha na agulha e faça um nó. Comece enfiando a agulha por dentro para o nó ficar para dentro. Passe pelo buraco da lantejoula e volte para dentro pelo lado esquerdo. Passe de novo pelo meio, vindo de dentro, e volte pelo lado direito. Assim ela fica presa dos dois lados. Pregue várias lantejoulas juntinhas, ou espalhe-as como estrelas pelo seu All Star. Fica lindo. As lantejoulas transparentes ficam parecendo cristais. Use a linha da cor do tênis, ou se quiser bordar lantejoulas coloridas, use linha da cor das lantejoulas. Outra idéia é bordar cristais ou strass pequeninos. Mas isso se você amaaaaar seu All Star porque vai ficar bem caro!

Divirtam-se!

PS. As fotos dos tênis são do site www.boots4all.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário